O termo pixelizada é usado para descrever uma imagem na qual os pixels individuais são visíveis a olho nu. Uma imagem pixelizada aparecerá borrada e em blocos. Um exemplo disso seria o efeito escada, que ocorre quando uma linha reta em uma tela digital parece ser feita de quadrados e se assemelha a um lance de escadas.
O que causa a pixelização?
A pixelação pode ser causada por muitos fatores, como:
- Redimensionar uma imagem
- Baixa resolução de tela
- Conexão de streaming ruim
Bitmap vs. gráficos vetoriais
Qualquer imagem exibida em pixels é uma imagem raster ou bitmap. Alguns dos formatos de imagem de bitmap mais comuns incluem jpg, png e gif. Como as imagens de bitmap são criadas com pixels, esses são os tipos de imagens que podem aparecer pixeladas.
Uma imagem criada por cálculos matemáticos e fórmulas é uma imagem gráfica vetorial. O formato de imagem vetorial mais comum é o SVG, que começou a crescer em popularidade. A formatação de imagens vetoriais não é usada para imagens ou fotografia da vida real, mas é freqüentemente usada para logotipos e ilustrações, uma vez que podem ser redimensionados sem ficar pixelados e sem perder qualidade. Aplicar mais zoom em um gráfico vetorial não torna a imagem granulada ou perde detalhes.
Pixelização deliberada
Embora a pixelização seja frequentemente usada negativamente para descrever uma imagem de baixa qualidade, às vezes é usada para ocultar deliberadamente uma parte de uma imagem. Tem sido usado na televisão para disfarçar o rosto de uma pessoa que não consentiu em aparecer ou para proteger a identidade de alguém. Também tem sido usado para censurar nudez, gestos obscenos e palavrões.