Normalmente referida como marketing programático ou anúncios, a publicidade programática é uma forma de alavancar uma compra e venda baseada em algoritmos de publicidade digital para públicos-alvo específicos, como segmentos de idade, sexo, locais sociais ou geográficos.
Os compradores de publicidade programática basicamente definem parâmetros-chave, como preço do lance, alcance, dados de público específico, plataforma e dezenas de outras variáveis para atingir o ROI desejado por campanha. Os compradores são combinados por algoritmos com o estoque.
Fonte da imagem: Infográfico de publicidade programática por ownerIQ, Inc.
Compra e exibição
A compra de mídia programática usa software para automatizar a compra e colocação de estoque de mídia usando um sistema de licitação. Os compradores de publicidade programática definem parâmetros-chave, como preço do lance, alcance, dados de público específico, plataforma e dezenas de outras variáveis. Os anunciantes também podem personalizar mensagens com base no público e contexto esperados para atingir o ROI desejado por campanha. Para editores, os anúncios são exibidos em um site com base nas informações demográficas sobre o usuário atual no site e os anúncios correspondentes são exibidos para o usuário em tempo real.
A tecnologia de publicidade programática permite que todas as tarefas de anúncios padrão, como compras, licitações, negações e inserções de anúncios, sejam automatizadas e concluídas por software e máquinas, sem qualquer interação humana. É amplamente aceito que a compra de mídia programática cria um sistema de publicidade mais eficiente e mais barato em geral.
Publicidade programática nativa
Anúncios em banner de site padrão e tradicional simplesmente não se adaptam às telas dos dispositivos móveis de hoje. À medida que mais anunciantes adotam a publicidade programática, há uma necessidade de anúncios nativos programáticos que se ajustem ao espaço de anúncio em dispositivos móveis e tenham um bom desempenho em novos tipos de conteúdo de editor que são projetados para usuários móveis. Ao criar anúncios nativos programáticos, é necessário considerar o uso de imagens ou títulos diferentes e controlar melhor o desempenho do anúncio nativo junto com outras campanhas de publicidade programática.