Fog Computação é um termo criado pela Cisco que se refere a estender a computação em nuvem até a borda da rede de uma empresa. Também conhecida como Edge Computing ou nebulização, a nebulização facilita a operação de computação, armazenamento e serviços de rede entre dispositivos finais e data centers de computação em nuvem.
A Cisco apresentou sua visão de computação em nuvem em janeiro de 2014 como uma forma de trazer os recursos de computação em nuvem para a borda da rede e, como resultado, mais perto do número crescente de dispositivos e aplicativos conectados que consomem serviços em nuvem e geram quantidades cada vez maiores de dados .
Ao lidar com esses serviços que constituem a Internet das Coisas (IoT) na extremidade da rede, os dados podem, em muitos casos, ser processados de forma mais eficiente do que se precisassem ser enviados para a nuvem para processamento.
IOx Fog Computing Platform e competição Edge Computing da Cisco
A visão da computação em névoa tomou forma na plataforma IOx da Cisco, que de acordo com um artigo recente da eWeek, “traz recursos de computação distribuída para a borda da rede executando aplicativos diretamente em dispositivos de rede Cisco, como switches robustos, roteadores e câmeras de vídeo IP . ”
Embora a Cisco possa ter cunhado o termo computação de névoa, ela tem concorrência no mercado nascente de computação de ponta de empresas como EMC, VMware, Intel e IBM, todas as quais estão lançando ou estão em processo de lançamento de produtos que oferecem recursos de computação de ponta .