Um vlog, como nome, é uma palavra composta composta por "V"-video e B-"log". Na verdade, não significa nada mais do que um post de blog filmado. Mas, na verdade, é visivelmente mais complicado.
À primeira vista, o chamado vlogging parece simples. O vlogger se equipa com uma câmera (celular e/ou digicam) e dispara um clipe que cobre um tópico que um blogueiro teria coberto por escrito. A forma mais simples de um vlog mostra apenas a pessoa em questão a falar para a câmara. Não é raro que eles leiam um roteiro preparado. Tudo isso é normalmente publicado em uma plataforma de vídeo como o YouTube e/ou o próprio blog da pessoa.
"B-roll" e pós-produção
Em algum momento, no entanto, cada vlogger faz maiores exigências a si mesmo do que um mero vídeo auto-ficado. Eles querem usar os chamados "B-rolls" para os seus clips. Estas são imagens ou videoclipes que são desbotados quando o vlogger não está visível. Por exemplo, se a pessoa em questão fala sobre o consumo de chocolate alemão, uma estatística correspondente é mostrada como um rolo B. O que acontece em um blog via foto para ilustração, acontece em um vlog via B-roll.
Duas coisas têm de ser levadas em conta, no entanto. Primeiro, um vídeo deve ser pós-processado o mais tardar até este momento. É necessário um software especial para isso. Adobe Premiere ou Final Cut Pro, por exemplo, são amplamente utilizados. Em segundo lugar, um computador com hardware suficientemente potente é necessário. É preciso alguma prática para poder editar os vídeos habilmente. Os primeiros vlogs serão de baixa qualidade se um iniciante assumir este trabalho.
Esquema para um vlog
Uma boa pesquisa com evidências da fonte é essencial para um vlog. As mesmas regras aplicam-se aqui como para um blog. Em média, o vídeo deve ter de cinco a dez minutos de duração. Os telespectadores costumam estar bem atentos durante esse tempo. Claro que existem excepções no sector do vlog(ging): O Youtuber Rezo, por exemplo, publicou um vlog que ficou famoso, intitulado "A Destruição da CDU", que durou cerca de uma hora.
No início do vlog há sempre um teaser. Em poucas palavras, ele indica o que é o clipe a fim de chamar a atenção. Os aspirantes a vloggers também devem encontrar um estilo individual o mais rápido possível. Isto significa uma proposta de venda criativa e única que distingue os próprios vídeos.
Caso especial: o diário em vídeo
Nos EUA em particular, o vlogging desenvolveu um caso especial. Muitos YouTubers entendem isto como um diário em vídeo através do qual deixam os telespectadores partilhar o seu dia-a-dia. Vloggers bem conhecidos do diário em vídeo incluem as irmãs Ezarik Justine ("iJustine") e Jenna.