Quando se trata de conexão para dispositivos periféricos, não há como contornar uma placa PCI. Este autocarro foi apresentado ao público pela Intel já em 1992. Desde 2005, porém, a solução mais rápida PCI Express tem empurrado cada vez mais o barramento PCI para as linhas laterais.
PCI é a abreviação de "peripheral component interconnect" (interconexão de componentes periféricos). É um sistema de ônibus desenvolvido pela Intel que é suposto ser uma alternativa mais poderosa ao chamado ônibus local VESA (VESA significa Video Electronics Standards Association). O sistema de barramento PCI pode ser usado em vários sistemas, como o Apple Macintosh.
Functional difference between master and slave
Em termos de funcionalidade, o padrão de barramento conecta o chipset de um processador com os dispositivos periféricos correspondentes. O autocarro contém uma chamada linha de relógio, em que todos os sinais são transmitidos apenas a uma borda crescente do relógio; isto também é chamado de taxa de dados única. A este respeito, é perceptível que o consumo de energia é comparativamente baixo. Isso se deve principalmente ao fato de que os sinais podem ser controlados através de drivers CMOS. Até dez dispositivos podem ser conectados a um ônibus. É feita uma distinção entre mestre e escravo. O primeiro age como o controlador da transmissão, enquanto um escravo muitas vezes tem que esperar pelos comandos ou pelos respectivos dados. Se, por exemplo, forem utilizados cartões de rede ou controladores de disco rígido - ou seja, cartões com um alto volume IO -, um mestre assume o controle completo dos processos ou procedimentos no barramento.
Possibilidades de até dez slots
Uma placa PCI é usada tanto em um PC quanto em telecomunicações e na indústria. No entanto, o barramento local PCI Convencional como a variante mais conhecida é usado principalmente no ambiente do PC. Por esta razão, os fabricantes têm normalmente instalado entre dois e dez slots para uma placa PCI em quase todos os computadores IBM compatíveis com PC desde 1994. Mas também modelos mais recentes da Apple ou, por exemplo, as estações de trabalho da Sun têm um barramento PCI.
PCI Express está se tornando cada vez mais popular
Os slots são basicamente versáteis. Por exemplo, modems, placas PCI WLAN ou placas de rede, placas de som, placas SCSI ou placas com portas USB adicionais ou uma conexão de impressora paralela podem ser inseridas nos respectivos slots. A vantagem é óbvia: graças a estas opções, um PC pode sempre ser facilmente adaptado às necessidades individuais. Por mais de dez anos, entretanto, o slot PCIe (PCIe para PCI Express) vem ganhando cada vez mais aceitação. Por exemplo, um PC pode ser atualizado com uma placa PCI Express Firewire. Tal cartão tem, por exemplo, uma porta externa de mini-firewire, duas portas externas de firewire e normalmente também uma conexão interna de firewire. Uma placa Firewire PCI Express é adequada para o padrão de interface PCI Express.