O Grupo Proact sueco assume o prestador de serviços AHD com localizações em Dortmund e Ense. O prestador de serviços escandinavos, que opera na Alemanha desde 2017, está assim a expandir significativamente a sua presença no mercado local.
No início do ano, René Schülein, Director Geral da Proact Alemanha, informou que estava de olhos abertos para os candidatos à aquisição. Agora o provedor de serviços anunciou um acordo: o grupo sueco Proact IT Group está comprando o provedor de serviços AHD com locais em Dortmund e Ense perto de Soest por 26 milhões de euros. Isto significa que a empresa está a ganhar quase 100 empregados neste país. O volume de negócios anual no mercado local deverá aumentar em cerca de 30 milhões de euros. Ambos correspondem a quase uma duplicação.
AHD's gama de serviços inclui serviços gerenciados, consultoria e migração de nuvens, desenvolvimento de software, bem como serviços clássicos de casa de sistemas. Os clientes são principalmente empresas de médio porte. Para a prestação de serviços de infra-estrutura, a MSP mantém dois centros de dados em Frankfurt / Main. Existem sobreposições significativas no portfólio com o Proact, o que deverá simplificar a integração. Ambas as empresas são tradicionalmente parceiras próximas do fornecedor de storage NetApp, e ambas confiam principalmente na Microsoft quando se trata da nuvem. A Proact Germany está sediada em Nuremberga, onde o prestador de serviços opera dois centros de dados. Os Franconians mantêm outra localização em Mainz.
Crescimento inorgânico
AHD é caracterizada por "conhecimento e experiência impressionante no campo da gestão de dados" e "uma gama líder de mercado de serviços gerenciados em nuvem", enfatiza Jonas Hasselberg, CEO da Proact IT Group. "Esta excelente combinação coloca-nos numa posição de sermos um parceiro ainda mais forte para os nossos clientes alemães". Como o gerente elabora, as aquisições são parte da estratégia de crescimento da Proact. Com a AHD, os escandinavos estão comprando a quarta empresa dentro de dois anos após as aquisições da Peopleware na Holanda, da Cetus no Reino Unido e da Conoa na Suécia. A organização alemã do grupo também surgiu de uma aquisição no início de 2017.
"Tornar-se parte do Grupo Proact é uma oportunidade emocionante que reforça a nossa presença na Alemanha como provedor líder de serviços gerenciados", comenta Andreas Rother, CEO e co-fundador da AHD, sobre a venda da empresa. O agrupamento de competências permite à MSP "oferecer serviços complementares e expandir ainda mais o relacionamento com os clientes". AHD originou-se em 1987 como uma casa de sistemas e tem vindo a virar o seu negócio para os serviços geridos desde 2008.
Proact emprega mais de 1.000 pessoas em 15 países e serve um total de cerca de 4.000 clientes. A empresa foi fundada em 1994 e está listada na Nasdaq Estocolmo desde 1999.