O termo monocromático significa uma cor ou vários tons de uma cor. Por exemplo, a escala de cinza é considerada monocromática, que é uma faixa de tons de cinza do branco ao preto.
Monocromático em computação
Ao falar de computadores, monocromático foi usado para descrever os primeiros monitores CRT de computador que exibiam apenas uma cor. A cor mais comum usada era verde, mas âmbar ou branco também eram usados. Qualquer que seja a cor usada pelo monitor, será a cor dos personagens ou gráficos que aparecerão no fundo escuro. Na década de 1980, as telas multicoloridas foram introduzidas. Embora as telas coloridas tenham se tornado rapidamente o padrão, o monocromático ainda continuou a ser usado, mas tornou-se obsoleto quando a tela LCD foi introduzida.
Monocromático x tons de cinza x preto e branco
Quando usado em termos de design, monocromático geralmente se refere a algo que é feito de vários tons de uma cor. Essa ideia também pode ser aplicada à fotografia. Existem alguns termos usados indistintamente, mas podem ter significados diferentes.
Preto e branco e tons de cinza significam essencialmente a mesma coisa. O termo preto e branco foi cunhado após a invenção da fotografia colorida porque era necessário haver uma maneira de distinguir os dois. A escala de cinza é mais precisa porque as imagens em preto e branco não são feitas apenas em preto e branco, mas também em tons intermediários de cinza.
Embora tudo o que seja em escala de cinza seja monocromático porque é feito de vários tons de cinza, nem tudo que é monocromático será em escala de cinza. Por exemplo, fotos ou vídeos feitos no modo de visão noturna aparecem em preto e branco.