Cada versão do Microsoft Windows é instalada em um computador usando etapas semelhantes. Embora existam etapas no processo de instalação, elas podem diferir entre as versões do Windows, as seguintes etapas e diretrizes gerais ajudam a instalar o Windows no seu computador.
As etapas abaixo são para todas as versões recentes do Windows, incluindo Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Essas etapas funcionariam até para versões anteriores (por exemplo, Windows 95 ) desde que você esteja usando a versão do disco. A versão do disquete é semelhante, mas requer etapas adicionais.
Verifique a compatibilidade de hardware
Antes de instalar ou atualizar o Windows no seu computador, verifique o hardware no computador para garantir que seja compatível com essa versão do Windows. A Microsoft fornece uma Lista de produtos compatíveis com o Windows para verificar se o hardware do seu computador é compatível com a versão escolhida do Windows.
Se você achar que uma ou mais peças de hardware do seu computador não são compatíveis com a versão escolhida do Windows, recomendamos a substituição desse hardware por um hardware compatível. Ter hardware compatível em seu computador ajuda a garantir que o processo de instalação ou atualização do Windows seja bem-sucedido.
Pen drive, CD ou DVD USB genuíno do Windows
Primeiro, você precisa de uma cópia genuína do CD, DVD ou pen drive de instalação do sistema operacional Microsoft Windows. Uma chave de produto genuína do Windows está incluída no disco de instalação, necessária para ativar o Windows após a instalação. Se você possui um computador OEM, a chave do produto Windows geralmente fica na parte traseira ou lateral do computador.
Se você possui um computador OEM (por exemplo, Acer, Dell, HP, etc.), o computador não terá um CD, DVD ou pen drive USB genuíno do Windows. Em vez disso, você reinstalaria o Windows e todo o software usando uma partição oculta ou um conjunto de discos de restauração. As etapas mencionadas nesta página ainda funcionariam, mas você precisará de uma cópia do Windows. Você também pode emprestar um disco do Windows para amigos, desde que esteja instalando a mesma versão do Windows que acompanha o computador e possua uma chave do produto.
Instalando ou atualizando o Windows
Para iniciar o processo de instalação ou atualização do Windows, você precisa configurar o computador para inicializar a partir de um CD ou DVD antes de inicializar no disco rígido. A alteração do processo de inicialização força o computador a procurar o disco de instalação do Windows antes de tentar inicializar a partir do disco rígido.
- Abra a configuração do CMOS.
- Altere a ordem de inicialização do computador. Defina o CD, DVD ou unidade de disco como o primeiro dispositivo de inicialização, se você estiver tentando inicializar a partir de um disco. Ou defina o primeiro dispositivo de inicialização para a sua unidade USB se você estiver tentando inicializar a partir de uma unidade USB. Se a unidade não for exibida, mantenha o disco inserido e reinicie o computador. Com o disco na unidade, o BIOS deve reconhecê-lo e incluí-lo na lista.
- Salve as configurações alteradas e saia do BIOS.
Depois de atualizar a ordem de inicialização, você pode iniciar o processo de instalação do Windows.
- Coloque o disco do Windows na unidade de CD / DVD ou pen USB na parte traseira do computador.
- Ligue ou reinicie o computador. Quando o computador é inicializado, ele deve detectar o disco ou a unidade de instalação e mostrar uma mensagem semelhante a Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD. Pressione qualquer tecla do teclado para inicializar o computador a partir do disco ou unidade do Windows.
- Após o início da instalação do Windows, há várias solicitações que você precisa responder. Selecione Sim ou a opção apropriada para instalar o Windows.
Nota de instalação
Certifique-se de selecionar a opção Instalação completa e não a opção Reparar ou atualizar.
Nota de atualização
Se você estiver atualizando para uma versão mais recente do Windows, selecione a opção Atualizar em vez da opção Instalação completa.
- Quando perguntado em qual partição instalar o Windows, selecione a partição principal, que geralmente é a unidade C: ou uma chamada "Partição não alocada". Se estiver atualizando o Windows, selecione a instalação existente do Windows no disco rígido.
- Você pode ser perguntado se deseja apagar todo o conteúdo do disco rígido e instalar o Windows. Recomendamos que você escolha essa opção, pois também formata o disco rígido para permitir a instalação do sistema operacional Windows.
- O computador pode precisar reiniciar várias vezes durante o processo de instalação do Windows. As reinicializações são normais e, se solicitado a reiniciar, selecione a opção Sim.
- Quando o processo de instalação está quase completo, as telas de opções de configuração do Windows são mostradas. Nessas telas, você pode ser solicitado a selecionar o fuso horário em que vive, o idioma preferido e o nome da conta usada para acessar o Windows. Selecione as opções apropriadas e insira as informações apropriadas em cada tela de configuração.
O processo de instalação do Windows será concluído quando o computador solicitar que você efetue login com a conta criada nas telas de configuração ou quando carregar diretamente no Windows.
Configuração final do Windows e do computador
Após a instalação do Windows no computador, você precisa instalar os drivers e o software relacionado ao hardware no computador. Você pode usar os discos de instalação que acompanham o hardware ou fazer o download dos drivers no site do fabricante do hardware.
É altamente recomendável que você instale os drivers mais recentes para cada peça de hardware.
Para determinar qual hardware precisa que os drivers sejam instalados, verifique o Gerenciador de dispositivos e procure o ponto de exclamação "!" ao lado de dispositivos de hardware. O ponto de exclamação significa que os drivers são necessários para esse dispositivo.
Após instalar os drivers de dispositivo de hardware necessários, instale quaisquer programas de software no computador que você deseja usar.
Por fim, baixe e instale as atualizações disponíveis do Windows. A atualização do Windows pode ajudar a melhorar o desempenho do sistema operacional, do hardware do computador e dos programas de software que você usa. Ele também pode melhorar a segurança, corrigindo possíveis falhas e falhas de segurança no Windows.
Manutenção a longo prazo do Windows
A Microsoft lança frequentemente novas atualizações para Windows, por isso recomendamos que você verifique e instale as atualizações disponíveis. Isso ajuda a manter o Windows funcionando melhor e a proteger o computador.
Além disso, verifique periodicamente os drivers de dispositivos de hardware atualizados nos sites dos fabricantes. Manter os drivers de hardware atualizados pode ajudar os dispositivos de hardware no computador a executarem com desempenho máximo e melhorar a compatibilidade com outros hardwares e softwares no computador.