O mouse de computador como o conhecemos hoje foi inventado e desenvolvido por Douglas Engelbart, com a assistência de Bill English, durante a década de 1960 e foi patenteado em 17 de novembro de 1970.
Enquanto criava o mouse, Douglas trabalhava no Stanford Research Institute em Menlo Park, Califórnia, um think tank patrocinado pela Stanford University. O mouse foi originalmente chamado de "Indicador de posição XY para um sistema de exibição" e foi usado pela primeira vez com o sistema de computador Xerox Alto em 1973. Usando o mouse, Douglas conseguiu demonstrar a movimentação do cursor do mouse no computador Alto em The Mother de todas as demonstrações. No entanto, devido à sua falta de sucesso, o primeiro mouse amplamente utilizado é o mouse encontrado no computador Apple Lisa.
A foto mostrada aqui foi tirada por Maracin Wichary no Museu de História e Ciência Natural do Novo México e é um exemplo do primeiro mouse de computador. Como visto na figura, o mouse era feito de madeira, era muito maior que o mouse de hoje, de tamanho retangular e tinha apenas um pequeno botão no canto superior direito.
Hoje, o mouse ainda é usado em todos os computadores de mesa e influenciou outros dispositivos de entrada, como o touchpad em um laptop e as telas sensíveis ao toque em smartphones e tablets.
Por que o mouse do computador é chamado de mouse?
Com a corda saindo da parte de trás do mouse, Douglas disse que o dispositivo lembrava o rato roedor e o nome preso. É muito mais fácil lembrar do que um indicador de posição XY para um sistema de exibição.