O armazenamento de dados online refere-se à prática de armazenamento de dados eletrônicos com um serviço de terceiros acessado via Internet. É uma alternativa ao armazenamento local tradicional (como unidades de disco ou fita) e armazenamento portátil (como mídia ótica ou unidades flash). Também pode ser chamado de "armazenamento hospedado", "armazenamento na Internet" ou "armazenamento em nuvem".
Nos últimos anos, o número de fornecedores que oferecem armazenamento de dados online para consumidores e empresas aumentou dramaticamente. Alguns serviços armazenam apenas um tipo específico de dados, como fotos, músicas ou dados de backup, enquanto outros permitem que os usuários armazenem qualquer tipo de arquivo. A maioria desses fornecedores oferece uma pequena quantidade de armazenamento de graça com capacidade de armazenamento adicional disponível por uma taxa, geralmente paga em uma base mensal ou anual.
Benefícios do armazenamento online
Um dos maiores benefícios do armazenamento online é a capacidade de acessar dados de qualquer lugar. À medida que o número de dispositivos que a pessoa média usa continua a crescer, sincronizar ou transferir dados entre os dispositivos se tornou mais importante. Não apenas ajuda a transferir dados entre dispositivos, o armazenamento de dados online também oferece a capacidade de compartilhar arquivos entre diferentes usuários. Isso é particularmente útil para usuários empresariais, embora também seja popular entre os consumidores que desejam compartilhar fotos, vídeos e materiais semelhantes com seus amigos e familiares.
O armazenamento de dados online também oferece vantagens distintas para situações de backup e recuperação de desastres porque está localizado fora do local. Em caso de incêndio, inundação, terremoto ou situação semelhante, os backups no local podem ser danificados, mas os backups online não serão afetados, a menos que o desastre seja generalizado.
No entanto, o armazenamento de dados online tem algumas desvantagens potenciais. Algumas pessoas se preocupam com a segurança dos serviços de armazenamento em nuvem, e alguns fornecedores enfrentam interrupções significativas de tempos em tempos, levando a preocupações com a confiabilidade.
O armazenamento online aumenta a proteção e disponibilidade de dados
Antes do desenvolvimento da Internet, os sistemas de computador eram limitados ao armazenamento local ou portátil, primeiro na forma de fitas e disquetes, depois CDs, DVDs e pen drives USB. Geralmente, usar o armazenamento no local é mais rápido do que usar o armazenamento na Internet, porque você não precisa esperar o upload ou download dos arquivos. No entanto, o armazenamento no local é mais suscetível a perdas devido a roubo, desastres naturais ou falha do dispositivo. Por outro lado, a maioria das instalações de armazenamento de dados online oferece segurança física aprimorada e recursos de backup automatizado para garantir que os dados não sejam perdidos. O armazenamento de dados online também facilita a transferência e o compartilhamento de dados.
Como o armazenamento local, os dispositivos de armazenamento portáteis oferecem transferência rápida de dados junto com alguns recursos de transferência e compartilhamento de dados. No entanto, o armazenamento portátil não é tão conveniente quanto o armazenamento de dados online, especialmente se você deseja compartilhar arquivos com um grande número de usuários. Os dispositivos de armazenamento portáteis também são fáceis de perder ou danificar e oferecem capacidade de armazenamento limitada.
Recentemente, o termo armazenamento em nuvem tornou-se cada vez mais comum. Embora muitas pessoas usem os termos “armazenamento em nuvem” e “armazenamento online” alternadamente, tecnicamente, o armazenamento em nuvem é um tipo específico de armazenamento de dados online. Para ser considerado armazenamento em nuvem, um serviço deve ser vendido sob demanda, fornecer elasticidade (o usuário pode ter tanto ou tão pouco quanto desejar) e oferecer recursos de autoatendimento.
Muitos indivíduos e organizações usam uma combinação de recursos de armazenamento no local e online. Por exemplo, eles podem usar armazenamento local para arquivos que usam com frequência e armazenamento online para backup ou arquivamento de dados. Ou podem usar armazenamento local para dados pessoais e armazenamento online para arquivos que desejam compartilhar com outras pessoas.
Implementação de armazenamento online
Na maioria dos casos, configurar o armazenamento de dados online é incrivelmente fácil, mas o processo exato dependerá do fornecedor. Para a maioria dos serviços de armazenamento online do consumidor, o processo envolve nada mais do que configurar uma conta com um nome de usuário e senha, embora em alguns casos os usuários também precisem baixar e instalar algum software. Usar esses serviços de armazenamento de dados online também é muito simples e muitos oferecem interfaces intuitivas de arrastar e soltar. Novamente, os detalhes exatos variam de acordo com o fornecedor.
Para serviços de armazenamento online orientados para negócios, os procedimentos de configuração e uso podem ser um pouco mais complexos porque geralmente oferecem mais opções de configuração, segurança e confiabilidade. No entanto, como desejam atrair o maior número possível de clientes, os fornecedores corporativos geralmente tornam seus serviços o mais fáceis de usar e manter possível.