Tipo enumerado

Na programação, um enum, abreviação de tipo enumerado, é um tipo de dados definido pelo usuário que consiste em um conjunto de valores nomeados chamados enumeradores. Em vez de usar um número inteiro para representar um conjunto de valores, um tipo com um conjunto restrito de valores é usado. O uso de enums aumenta o nível de abstração e permite que o programador se concentre no significado do valor em vez de em seu armazenamento e acessibilidade. Isso, por sua vez, reduz os bugs.

Pense nos quatro naipes em um baralho de cartas de paus, ouros, copas e espadas como quatro enumeradores pertencentes a um tipo enumerado chamado naipe. Se uma variável V é declarada tendo naipe como seu tipo de dados, pode-se atribuir qualquer um desses quatro valores (paus, ouros, copas e espadas) a ela.

Os valores e variáveis ​​de um enum são implementados como cadeias de bits de comprimento fixo que são compatíveis em formato e tamanho com algum tipo de número inteiro. Na teoria dos tipos, enums são considerados uniões marcadas de tipos de unidade. As linguagens de programação que usam enums incluem Pascal, Java e C #.

Benefícios Enum

Enums fornecem os seguintes benefícios:

  • Eles são uma constante em vez de um número, aumentando a legibilidade do código-fonte.
  • Eles fornecem segurança de tipo de tempo de compilação e impedem a comparação de constantes em enums diferentes. Um argumento de função, tipo de retorno, membro de classe ou variável local pode ser declarado como um tipo de enum e o compilador reforçará a segurança de tipo.
  • Enums agrupam coisas em um conjunto.
  • Em Java, a enumeração pode ser usada como um singleton. Um único tipo de enum de elemento é considerado uma das melhores maneiras de implementar um singleton.