Usuário final

Um usuário final é a pessoa destinada a usar um sistema de computador após ele ter sido totalmente desenvolvido e configurado. Os usuários finais são diferentes dos usuários responsáveis ​​pela engenharia ou manutenção de um produto de computador, como programadores, técnicos e administradores de sistema.

Os usuários finais podem ou não ser clientes de um produto. Especialmente em ambientes corporativos, o cliente é a empresa que compra hardware ou software para toda a sua equipe, enquanto o usuário final é o funcionário individual que realmente usará a tecnologia. Os fabricantes costumam usar mensagens diferentes sobre os benefícios de seus produtos ao fazer marketing para diferentes tipos de clientes; um gerente de TI em uma grande empresa terá motivações diferentes para considerar a compra de um produto específico a granel do que um indivíduo que também será o usuário final.

Ao contrário dos profissionais de marketing, os desenvolvedores de produtos estão profundamente interessados ​​nas necessidades, desafios e instintos de seus usuários finais ao criar um novo produto ou atualizar um existente. É importante que esses desenvolvedores entendam como seu produto deve funcionar em casos de uso do mundo real. Assim, a maior parte da documentação do usuário final que acompanha um produto usa uma linguagem acessível que é clara e concisa, sem ser muito técnica. Grandes sistemas de computador ou programas complexos também podem fornecer documentação mais detalhada para a equipe de manutenção mencionada acima, que possui conhecimento técnico avançado e é responsável por garantir as operações do dia-a-dia.