(1) Genericamente, código-fonte aberto se refere a um programa em que o código-fonte está disponível ao público em geral para uso e / ou modificação de seu design original gratuitamente, ou seja, aberto. O código-fonte aberto é normalmente criado como um esforço colaborativo no qual os programadores melhoram o código e compartilham as mudanças dentro da comunidade. O código aberto surgiu na comunidade tecnológica como uma resposta ao software proprietário de propriedade de empresas.
(2) Padrão de certificação emitido pela Open Source Initiative (OSI) que indica que o código-fonte de um programa de computador é disponibilizado gratuitamente ao público em geral. A justificativa para esse movimento é que um grupo maior de programadores não preocupados com propriedade proprietária ou ganho financeiro produzirá um produto mais útil e livre de bugs para todos usarem. O conceito se baseia na revisão por pares para encontrar e eliminar bugs no código do programa, um processo que os programas desenvolvidos e empacotados comercialmente não utilizam. Os programadores na Internet leem, redistribuem e modificam o código-fonte, forçando uma evolução expedita do produto. O processo de eliminação de bugs e melhoria do software acontece em um ritmo muito mais rápido do que por meio dos canais de desenvolvimento tradicionais de software comercial, pois as informações são compartilhadas por toda a comunidade de código aberto e não se originam e canalizam por meio das engrenagens de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa.
O OSI determina que, para ser considerado "Certificado OSI", um produto deve atender aos seguintes critérios:
- O autor ou titular da licença do código-fonte não pode cobrar royalties na distribuição do programa
- O programa distribuído deve tornar o código-fonte acessível ao usuário
- O autor deve permitir modificações e derivações do trabalho sob o nome original do programa
- Nenhuma pessoa, grupo ou campo de atuação pode ter o acesso ao programa negado
- Os direitos associados ao programa não devem depender do programa ser parte de uma distribuição de software específica
- O software licenciado não pode impor restrições a outro software distribuído com ele.
Saiba mais sobre código aberto em “Did You Know ...?” Da FileMemo seção.