FUD é uma estratégia de desinformação usada por profissionais de marketing e vendas que significa Medo, Incerteza e Dúvida. É comumente usado nos campos de vendas, marketing, pesquisas e relações públicas. O FUD é usado para influenciar a percepção do consumidor sobre o produto de um concorrente apelando para o medo. Os profissionais que usam a estratégia FUD em campanhas compartilharão informações negativas e falsas sobre um concorrente, seu serviço ou seus produtos. Eles espalharão informações questionáveis sobre a concorrência com a esperança de que os consumidores considerem seu produto mais atraente. Essa estratégia é comumente usada em cenários em que o produto de uma empresa é inferior à concorrência.
Exemplos de FUD sendo usado como estratégia profissional
Um exemplo recente de FUD em jogo no mundo corporativo foi com a Clorox em 2008. A equipe fez uma campanha de marketing destacando um novo produto conhecido como Green Works. O slogan da campanha era “Finalmente, obras verdes”, o que implicava que os produtos verdes de outras empresas eram ineficazes até aquele ponto. Isso fez com que os consumidores temessem que outros produtos e empresas não fossem confiáveis ou eficazes.
História da FUD
A frase remonta ao início do século 20, no entanto, o uso atual de FUD surgiu na década de 1970. Gene Amdahl, um ex-funcionário da IBM que saiu para formar a Amdahl Corp, definiu FUD como "o medo, a incerteza e a dúvida que o pessoal de vendas da IBM instila nas mentes dos clientes em potencial que podem estar considerando os produtos Amdahl" O FUD era comumente usado na década de 1970 para descrever a desinformação na indústria de hardware de computador. Desde então, o termo foi expandido para um nível mais amplo.