Como exibir uma imagem de computador em uma TV ou projetor

Ilustração: Uma tela de laptop espelhada em uma TV de tela plana e um projetor digital.

Todos os televisores e projetores modernos têm uma ou mais portas que permitem receber e exibir uma imagem gerada por um computador. Tanto os computadores de mesa quanto os laptops são capazes de se conectar a uma TV ou projetor, desde que possuam os cabos apropriados. As seções a seguir contêm instruções para usar a TV ou o projetor como monitor de computador. Para obter os melhores resultados, recomendamos lê-los em ordem.

Identificando conexões disponíveis

O primeiro passo para conectar o computador a uma TV ou projetor é encontrar uma porta idêntica nas duas máquinas. Depois que a porta correspondente for identificada (a mesma no seu dispositivo de entrada e no dispositivo de saída), você precisará do cabo apropriado para conectá-las. Esta seção contém uma imagem da parte traseira de um projetor Epson e de suas portas de conexão disponíveis; bem como descrições de cada um.

Projetor Epson

HDMI

cabo HDMI

A conexão HDMI é atualmente a conexão mais comum. Quase todas as TVs e projetores modernos possuem portas HDMI. A maioria dos laptops suporta HDMI, e está se tornando mais prevalente também nos computadores de mesa, mesmo naqueles sem uma placa de vídeo topo de linha. O HDMI tornou-se o padrão para todos os equipamentos eletrônicos por seu sinal de alta qualidade e capacidade de transmitir sinais de áudio e vídeo. A imagem é um exemplo de um cabo HDMI.

VGA

Porta e cabo VGA do computador

A conexão VGA costumava ser a mais comum em computadores desktop e laptop; também pode ser encontrado em muitos projetores. O cabo VGA possui um conector de 15 pinos em cada extremidade que se conecta a uma porta VGA em cada dispositivo. Como a maioria das televisões não suporta VGA, recomendamos o uso de HDMI para uma maior variedade de compatibilidade.

DVI

DVI

A conexão DVI é mais recente que o VGA e oferece uma imagem mais nítida. Embora a porta DVI não seja mostrada em nosso exemplo de projetor Epson, ela pode ser usada com um projetor, mas não é usada em TVs. Ele é encontrado apenas em computadores desktop para uso com monitores. Consequentemente, os projetores com entradas DVI podem utilizar apenas um computador de mesa. Como tal, recomendamos o uso de cabos HDMI, se estiverem disponíveis.

Vídeo composto e S-Video

As conexões de vídeo composto e S-Video costumavam ser bastante comuns em TVs e projetores. No entanto, é quase inexistente na eletrônica moderna. Essa conexão composta é o cabo fêmea amarelo no que geralmente é um pacote de três cabos composto por cabos vermelhos, brancos e amarelos. A única vez que isso é visto na instalação é nas placas de vídeo de computadores de mesa.

USB

Embora todos os computadores tenham USB, ele não é usado para um computador ou laptop em um projetor ou TV, a menos que seja um USB-C. Essa tecnologia é muito nova e não é provável que seja encontrada em projetores ou TVs. Você está muito melhor usando uma das conexões acima.

Exibir em um computador desktop

Para uma área de trabalho, conecte o cabo ao computador e ao dispositivo de saída. Se você não vir uma imagem, pode ser necessário alterar a exibição seguindo as etapas a seguir.

  1. Pressione a tecla Windows.
  2. Digite Ajustar a resolução da tela e pressione Enter.
  3. Encontre Display e clique na seta para baixo no lado direito da caixa.
  4. Selecione o dispositivo de saída apropriado.
  5. Clique em Aplicar e, em seguida, clique em OK.

Exibir em um computador laptop

Temos uma página inteira dedicada a mostrar aos usuários como conectar uma TV ou um projetor a um laptop. Para mais instruções, consulte o link abaixo.

Alternando entradas de TV

Por fim, se você estiver conectando um computador a uma TV, verifique se a TV está no canal de entrada correto. Por exemplo, se você conectou um cabo HDMI ao computador e a porta da TV "HDMI 2", alterne para o canal de entrada "HDMI 2" na TV. Essa ação geralmente pode ser realizada pressionando o botão de entrada no controle remoto da TV até que o canal de entrada correto seja exibido.